sexta-feira, 9 de junho de 2017

A luz do fim do túnel só ilumina o lucro da Celpe


Por Marcelo Damasceno.
       Repórter de Petrolina PE.


A iluminação pública de Petrolina  sob a responsabilidade municipal desde Julho de 2015 exige uma corrida contra o tempo.

A CELPE que desvencilhou-se de fininho dessa obrigação, agora que se livrar dos fios de transmissão. E até a prefeitura estruturar isso vai levar uma eternidade, que penaliza com escuridão o idiota usuário  e que paga o serviço que não existe para furar o olho com o próprio dedo. Vexame com tanta escuridão. A prefeitura mal tem recurso ou nega que não tem para a tal manutenção na pratica. Isso somente para trocar luminárias. Simples e complicado assim.

E bairros inteiros  e artérias habitacionais outras, no meio da escuridao.  A infraestrutura é precária. A CELPE quer sua linha de transmissão de luz só no que lhe interessa, o consumo residencial e empresarial.
De onde arranca o que pode. A iluminação pública, terceirizada e mal- resolvida está dependente de recursos provenientes de convênios e do repasse da CELPE que regularmente traz a taxa municipal embutida, desde a implantação do novo crediarista.

Uma sucessão de espertezas e expediente onde quem se "lasca" é o consumidor que paga a conta privada doce e boa para a CELPE e amarga o inferno para a conta pública e re-terceirizada. Ou seja, iluminação pública e investimentos com postes e fios passam a ser da conta municipal apenas. Seria uma transmissão elétrica paralela à parte. E ponto.

Desde o governoJúlio Lossio(PMDB) veio uma explicação surpreendente. Uma nota não esclarecedora que, "a demora em certas situações, reside na dificuldade da rede de transmissão", explicou.

Isso é real,  já que a CELPE quer sua linha de consumo  só para o bico de luz em residências e empresas. Aí, quem troca a lâmpada é o consumidor e a geração de energia vem pública através da CHESF. A privataria só seria eficiente então para contar dinheiro e fazer publicidade com dicas domésticas então?

Então, vale supor, a multinacional NEOENERGIA, que controla a distribuição de luz com a CELPE, que divide capital acionista com acionistas clandestinos e/ou em sociedade anônima, meio a meio, veio buscar só o lucro.

A escuridão vai distribuindo assaltos e espalhando maníacos de toda sorte, atacando trabalhadora estudantes na saída e na chegada em casa. As ruas e avenidas inteiras de Petrolina num lugar de alta insolação essa energia alternativa limpa seria bem vinda. E  essa dependência da CELPE ficasse só para esses espanhóis da HIBERDROLA, uma versão tupiniquim da conta boa de receber e tão ruim de ser paga.

#marcelodamascenoemdia

Foto.
Net divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário