domingo, 30 de abril de 2017

O combate ao câncer é uma meta permanente da APAMI


Por Marcelo Damasceno
      Repórter de Petrolina PE


  O II Congresso de Oncologia do Hospital Dom Tomás na discussão reaberta do câncer. Por aspectos que externam a histórica indiferença federal de governos e mobiliza a sociedade científica e da saúde em toda sua plenitude. Desde os estudantes de Medicina e particularmente da especialização em oncologia. Da sensibilização popular quanto a uma enfermidade que tem abreviado muito a vida de centenas de milhares de sanfranciscanos.

  Os deputados federais e estaduais de Petrolina e Juazeiro da Bahia, teriam remissão de muitos erros, caso de debruçassem por essa luta de toda uma saciedade ferida de morte. Também os prefeitos desta Região Integrada-A RIDE-  em quase 60 cidades que se beneficiam diretamente das terapias disponibilizadas por uma política incomum porém profícua. Trabalho efetivamente conduzido pela APAMI na construção desse discurso de combate ao câncer. Este II Congresso reúne as novidade em avanços da medicina oncológica e desperta com importante exposição de estudos e descobertas, onde estamos nessa tarefa científica e tecnológica em torno de conquistas ante o labiritino por onde transita esta doença. E os esforços demandados da Sociedade Brasileira de Oncologia. Um tema que não pode passar despercebido. Que envolve gente e envolve recursos. O alcance benéfico tem muito a contar.

  Mas as dificuldades chamam cada petrolinense desde sua ideologia a mais contrastante possível para uma realidade que mata qualquer coloração de carne humana ( o grifo é deste signatário)

  Mobilizar um país em torno do Vale do Rio São Francisco, seu agronegócio e toda logística da fruticultura irrigada, a água sem tratamento e as consequências de doenças cancerígenas. Os caatingueiros também são presa fácil muito pela ausência da água. E os acessos de informaçao que são complicados por questões de baixa escolaridade, reduzida instrução e ambiente cultural sem facilidades de absorção. Esse evento que reúne médicos e estudantes de Medicina, promovido pela Associação de Amparo Maternal Infantil   - APAMI , tem a sugestão de Augusto Coelho.  Desde sua formação acadêmica em medicina e um retrospecto de gestor Municipal de Petrolina neste extremo Oeste de Pernambuco, fortalece todos motivos e pleito para a causa oncológica.  Uma mão estendida para uma população enferma por este mal que é uma realidade em cada família atormentada em sua estabilidade emocional e financeira.  A iniciativa do médico e vez prefeito de Petrolina PE, Augusto de Sousa Coelho, da sua luta às vezes, inglória, nos pede para descer do salto partidário ou de tom tribal, para nos juntar pela pele única da necessidade na oncologia que é medicina pura.
Nessa condição este finalíssimo Abril em 2017 nos fortalece a meta de combater o mal de todos os dias e sem seletividade, o câncer.



Fotos.
Augusto Coelho
Presidente da APAMI
E Hospital Dom Tomás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário