quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

A força silenciosa de Osório na ciência política


Por Marcelo Damasceno 
      Repórter política


Ninguém esteve no olho do furacão político de Petrolina, desde 2009 até agora que o vereador Osório Siqueira, em crise dentro e fora do sua legenda, o hegemônico PSB em Pernambuco e aqui. Desde as mobilizações que sufocaram a gestão Júlio Lossio que viu -se sitiado por frentes sociais e estudantis, incluindo investigações da Polícia Federal e intimações a reboque da fugaz cassação do ex-prefeito e suas noites de São João do Vale. Nessa inédita página de protestos e porta de delegacia, além do samba da liminar na corte federal. Vitorioso nas articulações de seu grupo político, Osório bateu de frente com  seu núcleo socialista e garantiu mandato com presidência do legislativo. Raramente se instrumentalizou de mídia. Não faz barulho, não discursa muito, mas agrega e as circunstâncias lhe protegem por conta da sua moderação.


Quando Petrolina tornou-se órfã da deselegância política e financeira na gestão do PMDB de Lossio e MICHEL Temer,  seu padroeiro Federal à época, no vácuo da prefeitura, Osório ocupou a chefia do executivo. O PSB de Fernando B. Coelho e toda aliança governista do PMDB/DEM com Lossio
e Osvaldo Coelho, coube ao Osório calado e perceptivo, assinar em nome de Petrolina na condição de prefeito interino. Foi empossado sem estresse e e devolveu a caneta a Lossio com a calma de um monge. Mas carregou na visibilidade do poder seu silêncio como uma cartada definitiva do jogo. Esse modo caatingueiro, porém refletido na história de seca antes com sofrimento e frutas irrigadas depois, Osório armazenou as lições do mato bruto colhido com calo de enxada por seus pais, em casa ou na roça.
As lições da seca insistente exigem convivência silenciosa para suportar a espera da água. Na Câmara, na homem feito, Osório certamente move essa resistência matuta para surpreender os diplomas e currículos do embate da Câmara de Vereadores. O poder legislativo é reflexo da discórdia humana, necessária e legítima no debate contra e a favor das idéias. A ciência absorvida dessa retrospectiva biográfica de Osório, construída no ambiente irrigado a respirar dificuldade dos colonos.
Presidente outra vez, agora em 2017, para nova legislatura, sua reeleição surpreendeu o ecossistema político dentro do PSB onde exercita sua moderação de ferro e fora da legenda onde harmoniza as diferenças de adversários históricos. Enquanto o barulho profetiza antes do galo cantar, o silêncio de Osório fica o resultado do placar eleitoral a lhe gritar o nome.


FOTOS.
Osório Siqueira
em momentos. Entre seus pais
e no centro das etapas públicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário