sábado, 17 de dezembro de 2016

Passagem do mundo e péssimos exemplos com seu rio



ESCREVI, Marcelo Damasceno.
De Petrolina PE.




  As reservas hídricas nesta PASSAGEM pro mundo em Petrolina e Juazeiro da Bahia nos intimam a una urgente e maior responsabilidade ambiental.

  Todos os atores de DESENVOLVIMENTO, incluindo a fruticultura irrigada, são responsabilizados e responsáveis a um tratamento obrigatório de preservação do leito franciscano. Ou fracassaremos todos nós. Não bastassem SAAE e COMPESA com demonstrativos de rentabilidade, as fazendas agrícolas e seus vultuosos lucros com uva e manga, Todos, devemos melhor prestação de serviço, além do emprego e renda.

  Uma resposta com recursos privados em defesa do Rio São Francisco. A ressurreição da mata ciliar. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba-CODEVASF e CHESF, órgãos federais, duplamente favorecidos com aportes de investimento privado, são co-partícipes dessa devolução de fôlego ao Rio.

  O envenenamento silencioso, é fato, desse leito de integração entre 504 cidades, com destaque para Petrolina PE e Juazeiro da Bahia, é muito real.

  As companhias Elétricas, COELBA e CELPE, compradas pelo capital estrangeiro, igualmente detentoras de lucros consideráveis, não movem um dedo quanto a campanhas educativas da preservação energética. Um fracasso de cidadania também nos envergonha.

  As casas legislativas se mexem muito pouco. Está passagem do mundo se ampara na FRUTICULTURA IRRIGADA.

  Chega de omissão. O Rio São Francisco pede passagem. O péssimo aproveitamento das águas de chuva. O armazenamento é vergonhoso. A tecnologia é pouco difundida pela EMBRAPA, mais pela política pública e menos por seus pesquisadores. Esse órgão hoje em dia é muito melhor entre os interesses privados e das grandes corporações empresariais que entre produtores agrícolas em regime de família.



FOTO.

Nascente do Rio São Francisco.

E BARRAGEM DE SOBRADINHO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário